PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE DEZEMBRO DE 2017

Câmara encaminhará casos de falta de vaga integral em creches


Encaminhamento foi definido na reunião ordinária desta quinta-feira (7), quando foi votado projeto sobre programa Bolsa-Creche



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Mães da Creche Cesac, um dos locais com falta de vagas para a população



A Câmara de Vereadores de Piracicaba encaminhará ao Executivo Municipal os casos em que crianças de zero a cinco anos ficaram sem vagas de tempo integral na rede de ensino. O encaminhamento foi retirado durante a 72ª reunião ordinária do Legislativo, na noite desta quinta-feira (7), quando foi votado projeto sobre programa Bolsa-Creche.

“Peço a todos os pais e mães que estejam na Galeria do Plenário para nos ajudem a divulgar”, disse o presidente Matheus Erler (PTB), ao final da reunião ordinária. Ele destacou que na terça-feira (12), a partir das 19h, representantes da Comissão de Educação e outros vereadores receberão quem está sem vaga na rede municipal. A reunião está agendada para o salão nobre Helly de Campos Melges.

A intenção é reunir o maior número de famílias que estão sem vagas nas creches e encaminhar à Secretaria Municipal de Educação, para que seja tratado caso a caso e nenhuma criança fique sem a vaga integral. A posição da Casa é de que não pode ser utilizado critério sócio-econômico para negar matrículas em creches da cidade. 

Na noite desta quinta-feira (7), a Galeria do Plenário Francisco Antonio Coelho ficou lotado por pais e mães preocupados com a situação. Eles alegam que, no final do ano, quando são realizadas as vagas para o próximo período escolar, eles estão sendo informados de que não conseguirão a vaga em que os filhos já ocupavam. 

A secretária municipal de Educação, Ângela Correa, esteve no Legislativo, nesta noite, quando conversou com os vereadores e representantes dos pais e mães de alunos. A alegação é que há dificuldade de abrir as vagas integrais por conta da crise econômica que tem afetado a arrecadação municipal. 

VOTAÇÃO – Na mesma noite, foi votado o projeto de lei 209/2017, do Executivo, em que altera as regras do programa Bolsa-Creche, no qual compra vagas no sistema de ensino privado. Aprovado em Primeira Discussão, o PL será votado em Segunda Discussão já na próxima segunda-feira (11), durante a 73ª reunião ordinária. 

Mesmo com o feriado municipal nesta sexta-feira (8), Dia de Imaculada Conceição, uma comissão do Departamento Legislativo da Câmara irá publicar a Pauta da Ordem do Dia, com o intuito de atender ao regimento para inclusão da propositura já na segunda-feira. “Sabemos que o quanto antes for aprovado é importante”, disse Erler.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo

Notícias relacionadas