PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE MARÇO DE 2018

Câmara Convida inicia nova fase com dois entrevistados


Produzido pela TV Câmara, atração passou a contar com dois entrevistados nesta sexta-feira (16). Fabiano Pereira, do Senac, e vereador Paraná (PPS) foram os convidados



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Thaís Passos (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Professor Fabiano Pereira, durante entrevista ao programa "Câmara Convida", da TV Câmara

Professor Fabiano Pereira, durante entrevista ao programa "Câmara Convida", da TV Câmara
Foto: Thaís Passos (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Docente abordou as consequências de postagens de notícias falsas nas redes sociais

Docente abordou as consequências de postagens de notícias falsas nas redes sociais
Foto: Thaís Passos (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paraná (PPS) participou no segundo bloco do programa.

Vereador Paraná (PPS) participou no segundo bloco do programa.
Foto: Thaís Passos (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Paraná (PPS) abordou o trabalho de seu mandato

Paraná (PPS) abordou o trabalho de seu mandato
Foto: Thaís Passos Salvar imagem em alta resolução

Professor Fabiano Pereira, durante entrevista ao programa "Câmara Convida", da TV Câmara



Lançado em 9 de setembro de 2017, o “Câmara Convida”, exibido pela TV Câmara, às sextas-feiras ao meio-dia, ganhou um novo bloco: a participação de um vereador para explicar o trabalho desenvolvido pelo mandato.  Com um tempo de 40 minutos, o programa passou a ser dividido em duas etapas: a primeira, com a participação de uma personalidade e, no templo complementar, um parlamentar da Casa.

A atração desta sexta-feira (16) contou a participação do coordenador dos cursos de pós-graduação do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Fabiano Pereira. Ele abordou nos 20 minutos iniciais as consequências das Fake News (notícias falsas) na sociedade. De acordo com ele não há nenhum marco regulatório que disciplina as postagens nas redes sociais. “Ao mesmo tempo em que nós vencemos uma grande barreira daquilo que era tirania de poucos veículos, que eram geridos de acordo com os interesses de seus proprietários, por outro lado, nós colocamos conteúdo nas mãos de gente, que muitas vezes, não têm preparo pra isso. Não só não tem preparo, mas tem motivação errada para produzir conteúdo difamatório e assim por diante”, frisou Pereira.

A democratização dos meios de comunicação, aponta o docente, “tem um lado bom, mas tem um lado muito sombrio também”. Uma das notícias falsas disseminadas nas redes sociais dava conta de que o prédio principal da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) pertencia ao filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A assessoria de imprensa da universidade teve um trabalho árduo para desmentir as postagens, que viraram manchete em um determinado jornal espanhol. “Esse é o grande problema: raramente se vai checar uma informação porque as pessoas têm uma certa simpatia com uma linha de raciocínio, com uma certa corrente ideológica, que acaba comprando aquela informação como verdade e, simplesmente, replica”.

Até como dica de como se comportar nas redes sociais, Pereira ponderou que é necessário fazer uma pesquisa rápida nos sites de buscas para descobrir a veracidade da informação. Além do prejuízo pessoal, a pessoa poderá sentir os efeitos de postagens falsas no campo profissional. Segundo o entrevistado, recrutadores estão pesquisando as páginas de redes sociais na hora de contratar funcionários. “Antes eles não admitiam, mas agora está cada vez mais comum”, concluiu.

O programa foi finalizado com a participação do vereador Aldisa Vieira Marques (PPS) – o Paraná -, que destacou uma visita que ele realizará, amanhã (17), no distrito de Anhumas – distante cerca de 40 quilômetros da área central.

Quando questionado sobre as reivindicações da população, Paraná não hesitou: “a saúde pública”. Ele destacou o trabalho da Administração Municipal que inaugurou na manhã de hoje (16), no bairro Santa Rita, o Hospital Regional Zilda Arns. “Nós acreditamos que a instituição vai amenizar os problemas de falta de vagas em Piracicaba, já que Capivari, São Pedro, Saltinho e outras cidades sempre mandaram seus pacientes pra cá (Piracicaba)”.

O parlamentar ainda rebateu matéria publicada em um jornal da cidade questionando a produtividade dos vereadores. “Eu já fui às 2h da manhã em pronto-socorro, em terminal de ônibus, pois eu gostaria que a pessoa que escreveu essa matéria conhecesse um pouco melhor o trabalho de um vereador. Isso machuca!”, desabafou.

O “Câmara Convida” é uma produção da TV Câmara – Piracicaba – e é levado ao ar, ao vivo, às sextas-feiras, ao meio-dia. Para a próxima edição, programada para ir ao ar no próximo dia 23, um dos entrevistados será o presidente da Adunimep (Associação dos Docentes da Unimep), Milton Schubert Souto. Ele abordará a crise porque passa a Universidade Metodista de Piracicaba, o que implicou na demissão de docentes e funcionários. A emissora é sintonizada na frequência de 60.4 UHF da TV digital, além dos canais 8 da NET, 9, da Vivo Fibra, além de contar com transmissão simultânea pelo Facebook e Youtube.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Legislativo

Notícias relacionadas