PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE AGOSTO DE 2017

Câmara aprova voto de congratulações ao jornalista Cecílio


O presidente Matheus Erler destaca o lançamento do livro “Piracicaba, a Doçura da Terra”, que completa a trilogia em homenagem aos 250 anos de Piracicaba.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Câmara aprova voto de congratulações ao jornalista Cecílio



No lançamento oficial do livro “Piracicaba, a Doçura da Terra”, que completa a trilogia em homenagem aos 250 anos de Piracicaba, o jornalista e escritor Cecílio Elias Neto recebe as honrarias da Câmara de Vereadores de Piracicaba, por intermédio do requerimento de congratulações 530/2017, conforme iniciativa do presidente da Mesa Diretora, Matheus Erler (PTB).

O lançamento do livro acontece nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", nesta segunda-feira (28), às 19h00.

No teor do requerimento de congratulações, aprovado em regime de urgência, na 46ª reunião ordinária de ontem (24), o presidente Matheus Erler, autor da propositura, enfatiza que o jornalista e escritor Cecílio Elias Neto, um “caipiracicabano” apaixonado por sua terra natal é um dos jornalistas e escritores mais respeitados desta cidade. Desde muito jovem, atuou nos jornais da cidade, sendo proprietário e editor do jornal “O Diário”, posteriormente, do jornal “A Província”. 

Hoje, edita o jornal eletrônico “A Província” e se dedica a preservar, cultivar e propagar a cultura piracicabana. É autor de mais de 20 livros publicados, dentre eles “Bagaços de Cana” e “Dicionário do Dialeto Caipiracicabano – Arco, Tarco, Verva”, com mais de 50 mil cópias vendidas.

Desde o ano passado, em homenagem ao aniversário de Piracicaba, se dispôs a escrever a trilogia da nossa cidade, com o lançamento, em 2015, da obra “Piracicaba Que Amamos Tanto”, no ano de 2016, “Piracicaba, um rio que passou em nossa vida” e agora “Piracicaba, a Doçura da Terra”.

Como o próprio homenageado diz, optou pela trilogia por que se sentiu incapacitado em traduzir o amor que sente pela cidade em apenas uma obra. Afirma ainda: “não existe cidade mais doce do que a nossa Piracicaba”, o que inspirou o título que encerra a trilogia.

Além das publicações, como jornalista ou escritor e do número expressivo de obras, artigos, contos, tem a posse também de amplo material iconográfico da cidade de Piracicaba, sendo fonte de consultas acadêmicas e um dos palestrantes mais requisitados desta cidade.

Dada a vastidão de material, amigos e familiares criaram o ICEN - Instituto Cecílio Elias Neto, entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade preservar todo o material do escritor, bem como, incentivar a comunidade a fazer o mesmo. Através do ICEM, que funciona nada mais, nada menos na nossa tradicional rua do Porto, registrando-se, assim, a sua raiz caipiracicabana.

"Desta forma, esta Casa de Leis não pode se furtar a homenagear e deixar registrado em seus anais, a importância deste último livro da trilogia, bem como dos dois anteriores e, principalmente o autor", registrou o parlamentar no teor do requerimento de congratulações.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Matheus Erler

Notícias relacionadas