PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE OUTUBRO DE 2007

Câmara aprova projeto de denominação


Projeto de lei (172/07), de autoria do vereador José Luiz Ribeiro (PSDB) aprovado em segunda discussão, na reunião ordinária de ontem (8) denominada de Joaquim Ciri (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Projeto de lei (172/07), de autoria do vereador José Luiz Ribeiro (PSDB) aprovado em segunda discussão, na reunião ordinária de ontem (8) denominada de Joaquim Ciriaco de Camargo  -Cidadão Prestante,  a Rua 05 (cinco) do Loteamento Terras do Sinhô I, no bairro Morumbi.
 

Na justificativa do projeto o vereador José Luiz Ribeiro considera que no dia 10 de novembro de 1924, em Piracicaba, precisamente num sítio localizado na zona rural, nas proximidades do bairro Ártemis, um família se alegra com a chegada de um lindo e forte menino chamado Joaquim Ciriaco de Camargo.

Filho de Francisco de Camargo e Sebastiana Ciriaco, família de origem humilde e religiosa que lutava bravamente contra as maleitas para manter os filhos saudáveis, mas mesmo assim sofreram uma Terrível perda do filho caçula.

Apesar de todo sofrimento o menino de nome marcante teve uma infância simples, permeada de dificuldades, mas muito rica em vivências e brincadeiras próprias das crianças que moravam no sítio e tinham muitos amigos para acompanhar suas "artes".

Cursar a Escola Primária João Alfredo, no Porto de Ártemis, eram um desafio na vida de Joaquim, ainda de madrugada, agrupado com alguns amigos, iniciavam uma caminhada de aproximadamente sessenta minutos em estrada de terra, somente calçando seu chinelo rumo à escola.
 
Entre os amigos um deles se destacava pelo companheirismo o João Lara e esses quando estavam juntos, adoravam caçar passarinhos.

Mas os momentos de brincadeiras eram divididos com outros afazeres como: o trabalho na roça onde Joaquim ajudava o pai Francisco até o entardecer e ao chegar em casa lutava contra a canseira e a falta de iluminação para realizar suas tarefas escolares.

Aos 18 anos mesmo sem total aprovação dos pais decide mudar do sítio e procurar trabalho na cidade, onde comprou o primeiro sapato da vida dele.

Aos 24 anos casou-se com Maria Aparecida Casarotti, jovem forte, leal e companheira e juntos constituíram uma linda família com oito filhos. Todos os filhos nasceram e cresceram na Casa do Campo Brasil, localizada dentro da fazenda Estação Experimental de Cana.

Com o tempo consegue tornar-se funcionário público estadual na fazenda onde trabalhou  por 35 anos, desenvolvendo diversas funções desde carroceiro à pedreiro e sempre ajudando os demais moradores da fazenda como: barbeiro após o expediente onde cortava cabelo de toda vizinhança, quando alguém precisa ir na cidade ao médico, logo chamavam-no para levar, e ele esperava nem que demorasse a noite toda até trazer a pessoa de volta na charrete, aplicar injeções também era um desafios que realizava com alegria, disse José Luiz.

MARTIM VIEIRA MTB 21.939

FOTO: DIVULGAÇÃO

         



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo José Luiz

Notícias relacionadas