PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE ABRIL DE 2019

Câmara aprova moção de apelo para reformas na escola Sud Mennucci


A moção é de autoria do vereador Jonson de Oliveira, o Maestro Jonson



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

A moção foi aprovada na 20ª reunião ordinária



O vereador Jonson de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), encaminhou moção de apelo ao presidente do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) para solicitar reformas na Escola Estadual Sud Mennucci, declarada patrimônio histórico do estado. A moção 64/2019 foi aprovada nesta segunda-feira (15), na 20ª reunião ordinária.

Segundo o autor, é necessário criar uma mobilização em prol da Escola Estadual Sud Mennucci que está com suas instalações infestadas por cupins e vários problemas de conservação. 

Considerada uma das principais instituições educacionais de Piracicaba, a escola Sud Mennucci foi instituída em 1897, por decreto assinado por Bernardino de Campos, na rua do Rosário, com o nome de Escola Complementar de Piracicaba. A sede atual foi inaugurada em 5 de julho de 1913, na Rua São João.

Com arquitetura arrojada, afrescos nas paredes e pinturas em estilo clássico do italiano Luigi Lacchini, o prédio, tombado em 2002 pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Piracicaba), tem sua história expressa na arquitetura. 

De acordo com o vereador, o Jornal de Piracicaba havia noticiado, na edição do dia 25 de setembro de 2007, que a escola estava com problemas de conservação, que foram avaliados como “gravíssimos” por Marcelo Cachioni, integrante do Codepac.

Ainda de acordo com o vereador, os cupins estavam destruindo a estrutura de madeira da escola desde 2004. Além disso, a escola estava com goteiras no telhado, problema que, segundo o parlamentar, “completava o cenário de precariedade da madeira”.

Nos últimos anos, a diretoria de ensino e a direção da escola tem realizado manutenções periódicas com recursos APM (Associação de Pais e Mestres) da escola e da diretoria de ensino de Piracicaba para conservar a estrutura e impedir que seu estado piorasse.



Texto:  Larissa Souza


Legislativo Jonson Oliveira

Notícias relacionadas