PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE FEVEREIRO DE 2007

Câmara aprova incentivo à energia solar


O vereador Capitão Gomes (PP) teve aprovado, em Segunda Discussão na última quinta-feira (08/02), Projeto de lei que instituí, no Município de Piracicaba, o Program (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador Capitão Gomes (PP) teve aprovado, em Segunda Discussão na última quinta-feira (08/02), Projeto de lei que instituí, no Município de Piracicaba, o Programa de Incentivos ao Uso de Energia Solar nas Edificações Urbanas.

Segundo Gomes, o objetivo deste Projeto é a promoção de medidas necessárias ao fomento do uso e ao desenvolvimento tecnológico de sistemas de aproveitamento de energia solar, para aquecimento de água em imóveis urbanos e outras utilizações possíveis que se mostrarem vantajosas à coletividade, além da conscientização da população sobre os benefícios da energia solar.

“O aproveitamento da energia solar, para o aquecimento de água, é pouco utilizado pois na maioria das residências ele é realizado por chuveiros elétricos, que, inicialmente, se mostram de baixo custo, mas o grande consumo de energia ao longo do tempo acaba gerando contas altas aos consumidores, além de importantes demandas de capital para o setor elétrico e altos custos ambientais e sociais” explica Capitão.

Para o parlamentar, o sistema de aquecimento solar é uma importante alternativa para proporcionar água quente para as residências e contribuir para a redução dos impactos sócio-ambientais do setor elétrico.

“Os aquecedores solares de água apresentam amplas vantagens ambientais, econômicas e sociais. A instalação de aquecedor solar reduz de uma vez por todas o dano ambiental associado a construção de hidroelétricas e apresentam vantagens sociais com a redução da conta de energia elétrica”, analisou o vereador.

Segundo o Projeto que já foi enviado ao prefeito Barjas Negri (PSDB) para sanção, o incentivo fiscal será concedido desde que o equipamento de captação de energia solar utilizado, apresente certificado de qualidade expedido pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia Normatização e Qualidade Industrial.


Rubens Fontão MTb: 20.493


Legislativo Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas