PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE AGOSTO DE 2006

Câmara aprova coleta seletiva nas escolas municipais


O plenário da Câmara, na reunião ordinária de ontem (17/08/06) aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei 24/06, de autoria do vereador Walter Ferreira da Silva, (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O plenário da Câmara, na reunião ordinária de ontem (17/08/06) aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei 24/06, de autoria do vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira (PMDB) que dispõe sobre a instalação de lixeiras para coleta seletiva de lixo nas Escolas Públicas Municipais.

A Prefeitura Municipal de Piracicaba deverá instalar, de forma gradativa, nas escolas públicas municipais, lixeiras em número suficiente para receber, separadamente, os detritos de plásticos, de vidros, de papeis, de metais e de outros materiais.

Além da coleta seletiva de lixo, deverão ser realizadas atividades didáticas e eventos, junto aos alunos, visando à educação ambiental e à cidadania, neste sentido.

A equipe do projeto Reciclador Solidário, deverão agendar junto as escolas o dia e horário para a retirada desses materiais.

Ao final de cada mês, as escolas deverão enviar relatório sobre a quantidade de coleta e o trabalho desenvolvido para a Secretaria Municipal de Educação.

Justificativa

O sucesso da coleta seletiva está diretamente associado aos investimentos feitos para sensibilização e conscientização da população. Normalmente, quanto maior a participação voluntária em programas de coleta seletiva, menor é seu custo de administração. Não se pode esquecer também a existência do mercado para materiais recicláveis.
O intuito de apresentarmos esse projeto de lei, é que as nossas crianças desde pequena, já comecem a entender a importância da reciclagem, visando melhorar a qualidade de vida do Planeta.

A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. * Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. * Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.

* O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas,etc.

Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário. A fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano. Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem(adubo). O lixo hospitalar, por exemplo, deve ir para os incineradores. Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado.

Nos países desenvolvidos como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.

Uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades.

Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando o meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios.

Algumas Vantagens:

* Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada.
* Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.
* Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
* Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, da água e do solo.
* Melhora a limpeza da cidade, pois o cidadão que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.
* Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício.
* Gera empregos para os usuários dos programas sociais e de saúde da Prefeitura.
* Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

Com um trabalho educativo nas escolas públicas, essas crianças estarão levando para suas casas, seus amigos, seus parentes a importância de se reciclar os materiais, considerou o vereador Pira na defesa do projeto.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts MTB 21.939


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Walter Ferreira

Notícias relacionadas