PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE JUNHO DE 2017

Câmara apoia Campanha de Doação de Sangue “Junho Vermelho”


Hemonúcleo de Piracicaba integra ação nacional com o intuito de sensibilizar a população sobre a prática voluntária



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba apóia a Campanha de Doação de Sangue “Junho Vermelho”, que incentiva a prática voluntária em um período que há tendência de queda nos estoques do Hemonúcleo localizado na Santa Casa de Piracicaba, por conta do frio, e também quando há possibilidade de aumento da demanda, devido às férias de meio de ano. 

Na terceira edição em todo o País, o “Junho Vermelho” representa uma grande ação em prol da conscientização sobre a doação de sangue no Brasil. A escolha do período também se dá por conta do próximo dia 14, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. 

Para ser doador, é preciso ter entre 18 a 69 anos (acima de 60 anos, porém, não podem realizar a primeira doação). Candidatos com idade de 16 e 17 anos são aceitos se estiverem com o consentimento formal e presencial do responsável legal a cada vez que for doar. Os doadores devem pesar, no mínimo, 50 quilos, não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após almoço, aguardar pelo menos três horas. Estar descansado e fumar até duas horas e duas horas depois também são pré-requisitos. 

Os interessados em doar sangue devem estar munidos de documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial, preferencialmente RG ou CNH, e a informação do endereço completo, inclusive CEP. O Hemonúcleo de Piracicaba fica na Santa Casa (avenida Independência, 953), e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas. 

RESTRIÇÕES – Não pode doar sangue quem estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre; for portador de sífilis, malária ou doença de Chagas; for alcoolista crônica, ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas (prazos inferiores e consumo de pequenas quantidades devem ser avaliados pelo profissional da triagem); tiver sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis; história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas; tenha contraído Hepatite após os 11 anos de idade; tenha realizado endoscopia há menos de seis meses; e estiver grávida, em período de até três meses pós-parto ou se estiver amamentando. 

Os homens podem doar sangue com intervalo de 60 dias (máximo de quatro vezes nos últimos 12 meses); as mulheres, 90 dias (máximo 3 vezes nos últimos 12 meses). Já doadores com idade entre 60 a 69 anos, podem doar duas vezes nos últimos 12 anos (intervalo de 180 dias). 

Em casos em que o doador esteja tomando medicamentos, tiver tomado vacina recentemente e/ou estiver em tratamento médico, é importante procurar orientação e, sobretudo, informar a situação na triagem. É importante que a doação de sangue não seja utilizada para realização de exames ou avaliação da saúde, já que isso pode colocar em risco a saúde e a vida dos pacientes que receberão o sangue. 

SERVIÇO – Mais informações sobre a doação de sangue, o Hemonúcleo de Piracicaba atende no telefone (19) 3422-2019.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Cidadania

Notícias relacionadas