PIRACICABA, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2018 Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE OUTUBRO DE 2018

Câmara adapta site para ser acessado em smartphones


Produzido pelo Setor de Informática do Legislativo, demanda apareceu na consulta pública Rumo ao Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Mudança de sistema foi realizada pelo Setor de Informática e sem custos ao Legislativos

Mudança de sistema foi realizada pelo Setor de Informática e sem custos ao Legislativos

Mudança de sistema foi realizada pelo Setor de Informática e sem custos ao Legislativos

Mudança de sistema foi realizada pelo Setor de Informática e sem custos ao Legislativos
Salvar imagem em alta resolução

Mudança de sistema foi realizada pelo Setor de Informática e sem custos ao Legislativos



O site oficial da Câmara de Vereadores de Piracicaba agora está “responsivo” e adaptado para ser acessado também em smartphones. Sem custos para o Legislativo, a mudança de sistema foi realizada pelos servidores do Setor de Informática e atende a uma demanda que foi apresentada na consulta pública Rumo ao Parlamento Aberto, realizada entre maio e junho deste ano. O vereador Isac Souza (PTB), em solicitação à presidência da Casa, também reivindicou a mudança.

Para navegar, é só acessar www.camarapiracicaba.sp.gov.br e o conteúdo será disponibilizado em versão exclusiva pelo celular. 

“Antes, era possível que você abrisse (o site) em um navegador diferente e acontecesse uma diferença de formatação”, explica Adriano Albuquerque, analista de sistema do Setor de Informática da Câmara, responsável pela mudança. “Agora, quando o site é acessado no smartphone ele se adapta ao tamanho da tela, facilitando a navegação do dispositivo móvel”, explica. 

A melhora do acesso do site oficial da Câmara integra um conjunto de propostas encaminhadas durante a consulta pública Rumo Ao Parlamento Aberto e está diretamente relacionado ao eixo temático “tecnologia e inovação”, em que o uso de novas possibilidade técnicas proporciona melhora da transparência pública. 

Pesquisa do Centro Regional de Estudos para o desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), o TIC Domicílios, divulgada na imprensa, demonstra que 49% dos brasileiros utilizam a internet exclusivamente no celular, proporção maior do que os 47% que acessam tanto em smartphones quanto no computador. Exclusivamente em PCs, somente 4% do brasileiro acessa a internet neste dispositivo. 

No site da Câmara, é possível acompanhar todo o trabalho dos vereadores e do Legislativo. Diariamente, uma equipe de jornalistas e fotógrafos alimentam o espaço com conteúdo exclusivo, acompanhando as reuniões ordinárias, reuniões solenes, audiências públicas, atividades da Escola do Legislativo, entre outros. 

É possível acessar informações sobre licitações e acompanhar, ainda, a programação da TV Câmara e da Rádio Câmara Web. 

“Ter acesso às informações legislativas e administrativas da Câmara é fundamental para que as pessoas possam acompanhar o trabalho da instituição e dos vereadores”, avalia Renato Morgado, representante do Observatório Cidadão de Piracicaba, entidade parceira no projeto Rumo ao Parlamento Aberto. 

“A adaptação do site para celulares é um passo muito positivo nessa direção, especialmente nos dias de hoje em que a maior parte dos brasileiros acessa a internet por meio destes aparelhos”, conclui.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Tópicos: Parlamento Aberto

Notícias relacionadas