PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE AGOSTO DE 2017

Bandeira quer treinamento em Libras para profissionais de saúde


Indicação foi protocolada e será encaminhada ao Executivo.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) protocolou indicação ao prefeito Barjas Negri (PSDB) para que seja garantido aos profissionais de saúde treinamento em Libras, facilitando o atendimento e dando acessibilidade plena às pessoas com deficiência auditiva.

A Língua Brasileira de Sinais é usada pela comunidade de surdos e reconhecida por lei como uma língua oficial, assim como a língua falada. "O curso de Libras tem o intuito de preparar os profissionais da saúde para a comunicação adequada por meio da linguagem de sinais, garantindo maior integração do deficiente auditivo quando precisar ser atendido na rede de saúde", enfatizou Bandeira.

O curso de Libras e o conteúdo das aulas práticas incluem configuração de mão, alfabeto, números, apresentação e saudações, sinal próprio, pronomes e outras formas de comunicação. Há, ainda, orientações gerais sobre como se comunicar com pessoas surdas, cultura surda, legislação (reconhecimento da Libras como língua, Lei da Acessibilidade e decreto 5.626/2005, que regulamentou a lei que dispõe sobre a Libras).



Texto:  Assessoria parlamentar Maira Bacellar
Revisão:  Redação


Saúde André Bandeira

Notícias relacionadas