PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MAIO DE 2015

Bandeira quer o retorno da Educação Moral e Cívica nas escolas


Parlamentar protocolou projeto de lei sobre a volta da disciplina de Educação Moral e Cívica



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) protocolou na tarde de quarta-feira, 13, Projeto de Lei que solicita a inclusão da matéria de Educação Moral e Cívica na grade curricular das escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba e também nas escolas particulares. A disciplina seria ministrada nas aulas de História, segundo o projeto.

 A matéria de Educação Moral e Cívica foi criada em 1969 e extinta em 1993. Já tramita no Congresso Nacional, Projeto de Lei para reinstituir a matéria em nível nacional, a autoria e do deputado federal Valtenir Pereira (PROS/MT).

 Segundo o vereador a inclusão da matéria pode trazer uma prática educativa da moral e do civismo nos estabelecimentos de ensino, através de todas as atividades escolares, inclusive quanto ao desenvolvimento de hábitos democráticos, movimentos de juventude, estudos de problemas brasileiros, ato cívicos, promoções extraclasse e orientação no que se refere ao estado democrático de direito.

 “A iniciativa da volta da disciplina na grade curricular tem objetivo de valorizar a cultura do nosso país, apoiando as práticas de valorização da cultura brasileira, além de partirmos do princípio que todos os cidadãos brasileiros têm o direito de receber instruções e informações de interesse participar e público de uso coletivo para que cresçam sabendo dos direitos e deveres como pessoas de bem”, enfatizou Bandeira.

 Ainda segundo a justifica do projeto a matéria de Educação Moral e Cívica tem a missão de desenvolver harmoniosamente as capacidades físicas, estéticas, laborais, intelectuais e cívicas da jovem geração, além de dominar competências científicas a fim de intervir na vida ativa da sociedade em modo geral, trazendo os valores cívicos no cotidiano das pessoas. “Precisamos valorizar desde cedo o amor pela nossa nação, respeitando os símbolos nacionais como a Bandeira, o Selo, as Armas e o nosso Hino Nacional”, declarou o vereador.

 “É necessário que os alunos aprendam o sentido da responsabilidade perante si, a sociedade e ao seu país, analisando a democracia como um sistema que orienta a convivência dentro da sociedade nas mais diversificadas crenças, ideais, classes sociais”, finalizou.

 O Projeto de Lei vai ser analisado pelas comissões da Câmara de Vereadores para depois ser avaliados pelos vereadores em plenário.



Texto:  Assessoria parlamentar


Educação André Bandeira

Notícias relacionadas