PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE JUNHO DE 2016

Bandeira ministra palestra para jovens do Instituto Formar


Palestra sobre conscientização de acidentes de trânsito “Maio Amarelo” foi ministrada no Salão Nobre da Câmara de Vereadores “Helly de Campos Melges”.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) ministrou na tarde de quarta-feira, 15, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Vereadores, para jovens do Instituto Formar, palestra sobre a conscientização de acidente de trânsito, já que foi aprovado em plenário o Projeto de Decreto Legislativo nº 1/16 que autoriza a participação do legislativo piracicabano na campanha intitulada de “Maio Amarelo”.

“O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito e nasceu como uma proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo”, enfatizou Bandeira.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em 2016, mais especificamente no dia 10 de junho, completou-se 20 anos que André Bandeira sofreu um acidente de trânsito que mudou completamente a sua história de vida. No cruzamento da avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Voluntários de Piracicaba, um motorista embriagado, fazendo roleta russa, passando em todos os sinais vermelhos, bateu em seu carro violentamente, e devido a este acidente Bandeira teve sequelas o deixando com tetraplegia. Após muita fisioterapia ele conseguiu ter os movimentos dos braços novamente.

Nestas palestras André Bandeira relata sua história de vida e auxilia na prevenção a acidentes de trânsito. “Hoje se mata mais no Brasil no trânsito do que doenças como o câncer e homicídio. Só em 2014, foram 43 mil mortes nas vias públicas brasileiras. A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: uso do celular ao volante, dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.



Texto:  Assessoria parlamentar


Trânsito e Transportes André Bandeira

Notícias relacionadas