PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE FEVEREIRO DE 2017

Bandeira busca a criação de Ecopontos Culturais


Objetivo é destinar um espaço específico para itens culturais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Indicação ao Executivo foi encaminhada pelo parlamentar



O vereador André Bandeira (PSDB) protocolou uma indicação ao Poder Executivo para criação de Ecopontos Culturais, com objetivo de instituir em espaços públicos lugar especifico para destinação de livros, jornais, revistas, periódicos, mídias, CD´s e DVD´s.

“Os materiais recebidos poderão ser disponibilizados gratuitamente para a população, trazendo assim uma possibilidade cultural inédita para pessoas de baixa renda, que não têm acesso a esse tipo de material cultural”, enfatizou Bandeira.

Vários países têm experiências favoráveis sobre o consumo sustentável de itens culturais, notadamente sobre livre destino e aquisição de livros, materiais culturais. Sendo assim, com a instalação de Ecopontos Culturais, Piracicaba será incluída em grupo seleto de cidades sustentáveis.

Bandeira entende que cabe ao Poder Público Municipal gerir políticas sustentáveis de destino final de mercadorias, materiais recicláveis e a inédita atividade fomentada de participar o cidadão do ciclo virtuoso de destino de livros e periódicos, já sem destino.

“Sabe-se também que os equipamentos de cultura municipal, como bibliotecas e escolas, já possuem políticas de doação e recebimento de itens, mas devido ao procedimento burocrático de recebimento e incorporação desses bens ao patrimônio, muitas vezes limitam o ciclo de cultura, por tornarem-se inacessíveis à população, principalmente a mais carente”, disse.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cultura André Bandeira

Notícias relacionadas