PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE FEVEREIRO DE 2015

Aumento de escorpiões no São Matheus preocupa André Bandeira


Parlamentar solicita operação para eliminação de escorpiões no bairro



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Vereador se diz preocupado com relato dos moradores



Moradores do São Matheus procuraram o gabinete do vereador André Bandeira (PSDB) para reclamar da alta incidência de escorpiões, encontrados diariamente nas residências e no comércio. O parlamentar protocolou na segunda-feira, 2, uma indicação para que o Executivo adote medidas para eliminar os animais e evitar a proliferação no bairro.

Os escorpiões são animais de corpo alongado que possuem quatro pares de patas, um par de pinças no extremo anterior e apresentam um ferrão com glândulas de veneno na ponta da "cauda" articulada. Quando se sentem perturbados, picam com facilidade, causando muita dor, e podendo provocar até a morte em crianças e pessoas debilitadas.

Os escorpiões procuram alimento durante a noite e, frequentemente, penetram nas residências, onde se instalam sem serem notados, pois durante o dia "desaparecem" em esconderijos escuros e úmidos. Para capturar alimento e para defesa utilizam-se do ferrão venenoso.

Os escorpiões se proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).

A picada de escorpião causa muitos transtornos ao organismo humano: dor imediata, sudorese, febre, sensação de frio, contrações musculares, irregularidades cardiorrespiratórias, e pode levar à morte.

“Ficamos preocupados com os relatos dos moradores do bairro São Matheus, por que sabemos dos perigos que podem causar uma picada de um escorpião, por isso, solicitamos que o órgão responsável da Prefeitura de Piracicaba tome as devidas providências”, declarou Bandeira.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Saúde André Bandeira

Notícias relacionadas