PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE FEVEREIRO DE 2011

Associação Expedicionários da Saúde ganhará Moção de Aplausos


A Moção de Aplausos 09/2011, de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), foi aprovada na Reunião Ordinária desta segunda-feira (21) e será e (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução


A Moção de Aplausos 09/2011, de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), foi aprovada na Reunião Ordinária desta segunda-feira (21) e será entregue à Associação Expedicionários da Saúde, uma organização não-governamental que reúne médicos voluntários em expedições levando medicina especializada --principalmente atendimento cirúrgico-- às populações indígenas que vivem geograficamente isoladas.

Dentre os voluntários que participam da associação, está o oftalmologista piracicabano Rogério Sabino Bacchi, que também será homenageado por Capitão Gomes. Bacchi operou diversos índios durante dez dias de expedição. Levou acessórios doados pela ONG que complementam o processo de recuperação das cirurgias.

Segundo informações do vereador, além do trabalho dos médicos voluntários, o movimento conta com o apoio de outros profissionais que ajudam a viabilizar a instituição. A parceria com empresas na forma de doações financeiras, de serviços e de materiais é o que tem tornado o projeto viável.

Conheça a história
Esporadicamente, um grupo de amigos, em sua maioria médicos, organizava caminhadas em meio à natureza. No ano de 2002, ao visitarem o Pico da Neblina, no Amazonas, tiveram a oportunidade de conhecer uma aldeia Yanomami.

Confrontados com uma realidade muito diferente da que viviam, resolveram mudar o foco de suas viagens e tentar fazer alguma coisa pela população indígena da região. Procuraram as instituições responsáveis pelo atendimento à saúde para entender como atuavam e, assim, planejar uma participação eficaz.

Em 2003, foi oficialmente estruturada a Associação Expedicionários da Saúde. Desde então, as caminhadas iniciais transformaram-se em expedições de atendimento médico às comunidades indígenas na Amazônia, dando origem ao programa "Operando na Amazônia-Rio Negro". Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, o programa foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil, Petrobrás e Unesco como tecnologia social eficiente, uma das três melhores da região Sudeste em 2007.

Há hoje no Brasil cerca de 220 povos indígenas, originários dos mais de 1.000 que aqui viviam na época do Descobrimento. Representam uma população de aproximadamente 370 mil indivíduos, que falam mais de 180 línguas diferentes. As dificuldades são enormes, envolvendo desde questões operacionais relacionadas ao acesso às comunidades até a dificuldade de encontrar profissionais da área médica dispostos a viver em regiões tão isoladas.

Na mais recente expedição, médicos e enfermeiros da ONG realizaram em novembro de 2010 atendimentos à população indígena da Comunidade Cartucho, em Santa Isabel do Rio Negro (AM). Índios Yanomani, Baré, Tucano e Baniwa contaram com o atendimento de oftalmologistas, ginecologistas, pediatras, ortopedistas, anestesistas, cirurgiões e dentistas. Foram 1.161 atendimentos e 179 cirurgias.

 

TEXTO: Alinne Schmidt

FOTO: Gustavo Annunciato / MTB 58.557



Texto:  Comunicação


Saúde Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas