PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE JULHO DE 2015

Associação dos Ostomizados promove palestras na Câmara


Iniciativa foi do vereador Pedro kawai (PSDB). "Nós temos de garantir uma melhor qualidade de vida aos ostomizados", destacou o parlamentar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Presidente da Associação Piracicabana dos Ostomizados, Ademir Barbosa

Presidente da Associação Piracicabana dos Ostomizados, Ademir Barbosa
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da iniciativa

Vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da iniciativa
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Palestrante Marady Cristina Pereira

Palestrante Marady Cristina Pereira
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Palestrante Jéssica Miranda

Palestrante Jéssica Miranda
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Palestrante Joice de Souza

Palestrante Joice de Souza
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai (PSDB)

Vereador Pedro Kawai (PSDB)
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Público



Três palestras realizadas na manhã de hoje (1), na Câmara, marcaram o evento da Associação Piracicabana dos Ostomizados, numa iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB). Com a participação de aproximadamente 250 estudantes dos cursos de técnico de enfermagem do Senac, Santa Casa, Etb e Etec, o objetivo do evento foi capacitar os futuros profissionais de saúde que atenderão os ostomizados (pessoas que têm uma abertura na barriga para eliminação de fezes ou urina, por meio de um procedimento cirúrgico).

Para o vereador Kawai, em um futuro próximo os alunos serão referência para os ostomizados. “Nós queremos resgatar as pessoas e levantar a autoestima delas e, vocês, terão um papel importante para que isso aconteça”. O parlamentar destacou, também, que cobra, constantemente, políticas públicas para os ostomizados. É do vereador Pedro Kawai, por exemplo, a criação da lei municipal que garante atendimento preferencial aos pacientes de ostomia nas filas de bancos, em Piracicaba.

O presidente da associação, Ademir Barbosa, relatou que muitos enfermeiros ainda encontram dificuldades para lidar com os pacientes, principalmente na hora de fazer a troca das bolsinhas. “O médico é um salvador de vidas, mas, são vocês que vão continuar com a gente no hospital”, ressaltou.

Barbosa apresentou números: em Piracicaba 275 pacientes fizeram o procedimento cirúrgico, sendo que, desses, 80 são mulheres. Na região, a associação tem informações de que 742 pessoas são ostomizadas. Dessas, 435 apresentam problemas de incontinência urinária.

Thaíse Lopes está finalizando o segundo semestre do curso de técnico de enfermagem da Etb (Escola Técnica do Brasil). Ela disse que as palestras “foram muito interessante e que contribuem para o aprendizado”. Já, Ricardo Morais, de 65 anos, é enfermeiro profissional. Ele frisou que “todas as informações passadas nesta manhã ajudam os profissionais da saúde em suas respectivas capacitações”.

A enfermeira do Centro de Promoção à Saúde da Santa Casa de Piracicaba, Terezinha Carvalho, tem contato com os ostomizados há muito tempo. “É sempre bom ter algo novo, que ajude a melhorar a qualidade de vida deles”, comentou.

As palestras foram ministradas pela enfermeira da Max Medical, Marady Cristina Pereira, sobre “Demarcação de Ostomia e Urostomia”; Jéssica Stefany Miranda, da Convatec e, por último, Joice de Souza, da Coloplast, que apresentou o tema “Incontinência Urinária”.

O que ficou evidente nas três palestras apresentadas foi a preocupação dos médicos, e demais profissionais da saúde, em proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Os ostomizados são considerados deficientes, passando assim, a gozar de benefícios legais, com preferências e prioridades, tal como compra de carro com isenção de impostos (IPI, ICMS, IPVA), além de outros benefícios.

As principais causas para fazer a ostomia são: doenças inflamatórias intestinais (doenças de Crohn e Retocolite Ulcerativa), câncer, traumatismo e chagas.

A Associação Piracicabana dos Ostomizados é uma entidade sem fins lucrativos e sobrevive de doações e trabalhos voluntários. Interessados em ajudar podem procurar as agências da Caixa Econômica Federal e contribuir para a agência 3008 – conta poupança 013 00014381-6.

 

 



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Saúde Pedro Kawai

Notícias relacionadas