PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE FEVEREIRO DE 2014

Após novo Sesi, reunião discute mão única em rua do Jardim Planalto


Márcia Pacheco recebeu Getúlio de Macedo, da Semuttran, e Marcelo Mazzei, do Sesi, para estudar alternativas para a rua Maria Isabel da Silva Matos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Suelen Faria (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Marcelo Mazzei e Márcia Pacheco analisam mapa da via pública

Marcelo Mazzei e Márcia Pacheco analisam mapa da via pública
Foto: Suelen Faria (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Chefe de divisão da Semuttran participou de encontro no gabinete

Chefe de divisão da Semuttran participou de encontro no gabinete
Foto: Suelen Faria (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Mão única é consenso, mas Semuttran recomenda abaixo-assinado

Mão única é consenso, mas Semuttran recomenda abaixo-assinado
Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Em maio de 2010, Márcia levou Semuttran para discutir problema com moradores

Em maio de 2010, Márcia levou Semuttran para discutir problema com moradores
Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Registro fotográfico de 2010, em frente à Escola Enedina Lourenço Vieira

Registro fotográfico de 2010, em frente à Escola Enedina Lourenço Vieira
Foto: Suelen Faria Salvar imagem em alta resolução

Marcelo Mazzei e Márcia Pacheco analisam mapa da via pública



Desde 27 de janeiro deste ano, a rotina na rua Maria Isabel da Silva Matos mudou com o funcionamento de uma nova unidade educacional do Sesi (Serviço Social da Indústria). Com o início do período letivo, o fluxo de veículos na via pública tornou-se intenso e até foi necessário o apoio dos agentes da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) para monitorar a lentidão no trecho com a chegada de vans e proporcionar maior segurança aos alunos. Ciente de que uma mudança é necessária no local, a vereadora Márcia Pacheco (PSDB) busca providências que beneficiem a comunidade que reside no bairro Jardim Planalto e os estudantes de outras regiões que se deslocam diariamente até a escola. 

Em seu gabinete na Câmara de Vereadores, Márcia recebeu na tarde desta terça-feira (4) com o diretor do centro de atividades do Sesi, Marcelo Astolphi Mazzei, e com o chefe de divisão de trânsito e sinalização da Semuttran, Getúlio Pedro de Macedo. A preocupação da parlamentar vem desde 2010, quando ela conversou com diretores, funcionários e pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Enedina Lourenço Vieira, também localizada na rua Maria Isabel da Silva Matos. Márcia apresentou, em 14 de fevereiro de 2012, a indicação 237/2012 e, na ocasião, o Executivo informou que seria necessária a abertura do Sesi para análise das possibilidades.

Atualmente, a via funciona com direção dupla e, segundo Márcia, o correto seria o trânsito em mão única, por ser um local estreito. “Antes mesmo da instalação, prevíamos as mudanças no trânsito. A maior parte dos estudantes vem da cidade toda, principalmente de vans. Pelo tamanho da frente do Sesi e pela quantidade de veículos percebemos que o tráfego ficou mais intenso, tanto na subida quanto na descida”, disse Marcelo Mazzei, ao lembrar que além da melhoria para os motoristas, a modificação amplia a segurança dos alunos. 

Com área de 13 mil metros quadrados, a unidade do Sesi será oficialmente inaugurada no primeiro semestre. Como parte considerável da obra está concluída, foram transferidos os estudantes dos bairros Pauliceia e Jardim Primavera – onde ficavam as outras duas unidades da instituição – para o Jardim Planalto. A estimativa é que 1200 alunos já estevam frequentando a escola nos períodos da manhã e tarde, dos ensinos médio e fundamental. Também estão programadas aulas em período integral – a partir de março – e turmas noturnas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), comportando aproximadamente 1600 discentes com a estrutura completa.

Segundo Getúlio Pedro de Macedo, a Semuttran recomenda que os moradores do bairro entreguem um abaixo-assinado que expresse a necessidade da mudança. O documento é uma forma de o Executivo legitimar a alteração como uma vontade da comunidade. Além da vereadora Márcia, o diretor do Sesi disse que irá mobilizar o bairro na coleta de assinaturas. Com o documento em mãos, a previsão é que até meados de março a alteração no trecho seja concluída. “A implantação de sentido único é viável, pelo menos em um trecho da rua”, destacou Macedo. “No passado, quando nos reunimos na Escola Enedina Lourenço Vieira, já tivemos o aval da população, que certamente irá contribuir neste momento”, lembrou Márcia.

 



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Trânsito e Transportes Márcia Pacheco

Notícias relacionadas