PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE MAIO DE 2006

Ao som da Banda União Operária, Treze de Maio comemora 105 anos


O vereador João Manoel dos Santos (PTB) representou o prefeito municipal Barjas Negri (PSDB) e o presidente da Câmara, Gustavo Ranzani Herrmann (PSB), em solenidade.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador João Manoel dos Santos (PTB) representou o prefeito municipal Barjas Negri (PSDB) e o presidente da Câmara, Gustavo Ranzani Herrmann (PSB) em solenidade alusiva aos 105 anos da Sociedade Beneficente Treze de Maio, na última sexta-feira, dia 12 de maio, às 19h30, na sede de entidade, rua 13 de Maio, centro, onde mais de 100 pessoas, entre autoridades, representantes de entidades e o povo em geral prestigiaram o evento.

O orador principal da noite foi o cirurgião-dentista, Dr. Humberto Elias Aguiar, que discorreu sobre a trajetória de luta do negro ao lembrar de grandes vultos da história como Luiz Gama e Francisco José do Nascimento (Dragão do Mar).

Humberto finalizou suas considerações ao falar do redentor Zumbi dos Palmares, que sintetiza toda luta do povo negro brasileiro. Ele disse que devemos utilizar o 13 de maio como data de reflexão sobre a condição da comunidade negra e, que devemos olhar o passado como forma de mudar o futuro.

O mestre de cerimônia, Dr. Antônio Messias Galdino destacou a trajetória de Humberto Aguiar, um negro que venceu desafios para ganhar reconhecimento mundial na área da cirurgia odontológica.

Galdino também ressaltou a participação da Banda União Operária, que há mais de 100 anos foi fundada por um negro. Também reconheceu que a Banda, desde o ano de 1908, ininterruptamente, participa das atividades anuais relativas ao 13 de maio.

A programação da solenidade também reservou espaço para a participação da sindicalista Arduce Aguiar (Dona Dulce) como carinhosamente é chamada.

Ela ocupou a Tribuna do cerimonial para registrar sua luta pessoal em defesa das empregadas domésticas brasileiras.

Falou da luta que empreendeu desde a década de 1950, em que Piracicaba ficou conhecida nacionalmente devido ao movimento das empregadas domésticas, onde as primeiras reuniões aconteceram nas dependências de sua residência.

O vereador João Manoel, em nome da Câmara conferiu a entrega de Diploma para Dona Dulce, como forma de parabenizar o trabalho da sindicalista em prol das empregadas domésticas.

João Manoel também lembrou que Dona Dulce foi homenageada pelo Congresso Nacional das Empregadas Domésticas em evento realizado na cidade de Salvador, Bahia.

A constatação é que Dona Dulce é uma das últimas pioneiras que na década de 60 conseguiram aprovação de leis que hoje protegem estas trabalhadoras.

O jornalista e historiador Noedi Monteiro também discursou na reunião solene ao falar da responsabilidade das novas gerações manterem os ideais de luta em prol da comunidade negra.

E, finalizou sua participação ao comentar sobre a atitude dos romanos, na prova da tocha, onde a equipe vencedora era aquela onde cada indivíduo conseguia repassar a tocha acesa para o outro, sob pena de perder a própria vida caso ela se apagasse.

A consideração final é que devemos manter acesa a chama da liberdade e sermos capazes de repassar estes ideais às futuras gerações.

A solenidade também comportou a realização de sorteio de brindes, homenagem à mãe mais antiga, mais jovem, além de reservar espaço para apresentação das princesas e rainha do Treze de Maio, versão 2006.

Texto: Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Luciano Becari



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo

Notícias relacionadas