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18 DE SETEMBRO DE 2013

André Bandeira prestigia abertura de campanha de educação no trânsito


Lançada nesta quarta-feira, campanha "Sinal aberto pra vida" pretende conscientizar pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas com ações educativas no trânsito.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Campanha traz como slogan a frase "Pare, Pense, Viva."

Campanha traz como slogan a frase "Pare, Pense, Viva."
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André Bandeira prestigiou o lançamento da ação, no anfiteatro do Centro Cívico

André Bandeira prestigiou o lançamento da ação, no anfiteatro do Centro Cívico
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Campanha vai se estender pelos próximos quatro anos

Campanha vai se estender pelos próximos quatro anos
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Prefeito mostrou preocupação com o número de acidentes no trânsito

Prefeito mostrou preocupação com o número de acidentes no trânsito
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Gabriel Ferrato disse que é preciso ver vítimas "como pessoas, não como números"

Gabriel Ferrato disse que é preciso ver vítimas "como pessoas, não como números"
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Kombi personalizada estará em ações educativas em pontos críticos do trânsito na cidade

Kombi personalizada estará em ações educativas em pontos críticos do trânsito na cidade
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Campanha traz como slogan a frase "Pare, Pense, Viva."



Foi lançada em Piracicaba, na noite desta quarta-feira (18), primeiro dia da Semana Nacional de Trânsito 2013, a campanha "Sinal aberto pra vida", que pretende, pelos próximos quatro anos, atingir pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas com ações educativas no trânsito. O intuito é reduzir o número de vítimas fatais registrado anualmente na cidade: 10 mortes a cada 100 mil habitantes ––metade da média nacional, mas o dobro do verificado em países desenvolvidos.

A situação preocupa as autoridades do trânsito de Piracicaba porque 90% das mortes têm como causa a imprudência. E foi exatamente a necessidade de conscientizar toda a população sobre o perigo das ruas que levou a gestão do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) a planejar uma campanha educativa que se prolongue por todo o mandato.

O lançamento da iniciativa, que reuniu no anfiteatro do Centro Cívico autoridades e membros do primeiro escalão da Prefeitura, foi acompanhado pelo vereador André Bandeira (PSDB), vítima direta do trânsito. Em 1996, o então estudante universitário de 21 anos dirigia à noite pelo Centro da cidade quando foi atingido pelo carro de um motorista embriagado, que não respeitou a sinalização, cruzou a via em que o jovem estava e colidiu em seu veículo, deixando tetraplégico o hoje vereador.

"É extremamente importante e válido a Prefeitura lançar uma campanha como essa. Sou uma prova viva do que o trânsito pode causar para uma pessoa. Nosso trânsito é uma verdadeira guerra no dia a dia. O motorista tem que estar consciente de que precisa dividir o espaço dele com os outros meios de locomoção e, para isso, é fundamental a paz no trânsito", afirmou André Bandeira.

"Hoje, o Seguro Dpvat paga, por ano, aproximadamente 61 mil indenizações por morte no Brasil. Podemos multiplicar por três o número de indenizações por causa de deficiências como a minha ––uma sequela de paraplegia ou tetraplegia, que a pessoa vai carregar pelo resto da vida––, que são também pagas pelo Dpvat por ano. Assim, tudo o que pudermos fazer para conscientizar a nossa população sobre a importância de ter um trânsito menos agressivo, com o qual o pedestre, o ciclista e o motorista possam conviver melhor, é válido", completou o vereador.

Gabriel Ferrato contou que, após ter sido eleito prefeito em 2012, via a educação no trânsito como uma das áreas que mais careciam de atenção, "até por conta do número de veículos circulando hoje na cidade". Ele ressaltou o investimento feito pelo município, desde 1995, na conscientização de estudantes de escolas públicas e particulares, por meio do Centro Infantil de Educação no Trânsito, na região da Rua do Porto, mas mostrou preocupação com o número de acidentes registrados em Piracicaba.

Foram mais de 2.200 acidentes de trânsito na cidade apenas no primeiro semestre deste ano e 687 vítimas atendidas, entre janeiro e agosto, somente na rede municipal de saúde (Unidades de Pronto-Atendimento e Central de Ortopedia e Traumatologia), das quais 110 sofreram atropelamento. "Os números absolutos são expressivos. Cada uma dessas 110 vítimas atropeladas é um ser humano. Temos que vê-las como pessoas, não como números", afirmou Gabriel Ferrato.

O prefeito ainda comentou o impacto que os acidentes de trânsito geram para os cofres públicos. Somente entre as vítimas atendidas pelo Sistema Único de Saúde no município, são gastos R$ 1.569 por pessoa, o que resulta em quase R$ 4.500 por dia, R$ 134 mil por mês e R$ 1,6 milhão por ano ––os valores não incluem outras despesas, como as do Samu.

O diretor de Tráfego da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), Jorge Akira, ressaltou que o lançamento da campanha "Sinal aberto pra vida" está relacionada ao crescimento da frota em Piracicaba, que teve aumento geral de 71,41% nos últimos 10 anos (de 156.474 veículos, em 2003, para 268.223, em 2013). Entre as motos, a alta foi de 118,10% (de 26.717 para 56.589) e, entre os automóveis, de 60,29% (de 100.363 para 160.873). "Se uma vida a mais for preservada em função dessa campanha, ela terá valido a pena", salientou Akira.

Também acompanharam o lançamento da ação, no Centro Cívico, as assessorias dos vereadores Gilmar Rotta (PMDB), Pedro Cruz (PSDB) e Ronaldo Moschini (PPS).

SAIBA MAIS - A campanha "Sinal aberto pra vida" abordará, a cada três meses, até 2016, um dos atores do trânsito (motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas), sob o tema "Pare, Pense, Viva". Os pedestres serão o público-alvo da primeira fase da ação, que começa nesta semana e usará como estratégias de persuasão cartazes, flyers, faixas, banners em escolas e anúncios em TVs, rádios, sites, jornais e ônibus.

Além disso, haverá uma Kombi personalizada, estacionada em locais estratégicos da cidade (em frente ao Terminal Central de Integração, por exemplo), que, com uma equipe de seis pessoas, promoverá intervenções educativas. Toda a ação foi desenvolvida pela agência Ozônio e é de responsabilidade da Semuttran.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Trânsito e Transportes André Bandeira

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