PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE NOVEMBRO DE 2017

André Bandeira homenageia APCD pelos 55 anos de fundação


Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas foi fundada em agosto de 1945 como Associação dos Odontologistas de Piracicaba e região



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) entregou, na manhã desta quarta-feira (08), a Moção de Aplausos 102/2017, pelos 55 anos de fundação da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional de Piracicaba) na sede da entidade, no bairro Morumbi.

A APCD tem um quadro associativo de 599 cirurgiões dentistas, sendo Piracicaba um dos mais importantes centros do Estado de São Paulo.

A entidade que abrange as cidades: Piracicaba, Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra, São Pedro e Capivari, em assembleia geral extraordinária, em 13 de março de 1962, tornou-se Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e possui um Núcleo com fundação desde agosto de 1999.

A primeira sede da entidade situou-se à rua Alferes José Caetano, altura do número 890; porém, no início dos anos 50, mudou-se para a rua XV de Novembro, 827, sala 12 e, em dezembro de 1968, transferiu-se para a Santo Antonio, primeira sede própria.

No início de 80 teve a segunda sede própria na avenida Carlos Botelho, 306, mas somente em 94 que conquistou os projetos de cursos clínicos (EAP). A área administrativa atendia no ano seguinte na Samuel Neves e em seguida, em 96, retornou à rua XV de novembro, mas no número 520.

No segundo semestre de 98, de comum acordo entre ambas as diretorias, a APCD assumiu integralmente os cursos, atividades e patrimônio científico do SOPRE (Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e região) na avenida Presidente Kennedy, onde permaneceu até maio de 2013.

"O atendimento é efetuado com uma biblioteca de caráter técnico científico, histórico e de cultura geral, desde 1965, hoje denominada de “Dr. Ubirajara Lara”, além da videoteca científica e um museu, desde 80 denominado de “Dra. Grace H. C. Alvarez”, com direção de Reinaldo José Ferraz Salvego. Para seu incremento receberam amplo apoio do IMOSP através de Elias Rosenthal, que hoje é nome de rua em Piracicaba, por meio de orientações, doações e pesquisas", lembrou Bandeira. 

Ao final de 99, a Regional de Piracicaba entregou ao falecido colega Rosenthal o título de Sócio Benemérito em reconhecimento pelo excelente trabalho que desenvolveu na APCD, em benefício à Central e às Regionais.

A reinauguração das instalações do museu à rua Rangel Pestana, 517 ocorreu em 25 de abril de 2003 e, hoje, sua instalação é o andar superior do prédio central da FOP (FAculdade de Ondontologia de Piracicaba) à rua Dom Pedro II, 627, aberto de segunda à sexta das 13 às 16 horas.

A APCD publica mensalmente o Jornal Informativo desde 64 com distribuição gratuita aos associados, profissionais liberais, instituições públicas, privadas da região, associações congêneres, entre outras.

A Regional marca presença em movimentos de interesse público. "Cumpre salientar sua decisiva participação na promulgação da lei e na implantação do sistema de fluoretação das águas de abastecimento público da cidade, ocorrido na década de 60", finalizou o parlamentar.



Texto:  Assessoria parlamentar


Homenagem André Bandeira

Notícias relacionadas