PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE AGOSTO DE 2017

Analândia inicia Projeto de Recuperação de Nascentes


Assessoria do vereador José Aparecido Longatto (PSDB) participou do lançamento, no último sábado (26)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (9 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (10 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (11 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (12 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (13 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (14 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (15 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (16 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (17 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (18 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (19 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A assessoria parlamentar do vereador José Aparecido Longatto (PSDB) integrou comitiva de Piracicaba no lançamento do Projeto Nascentes de Analândia, no sábado (26), que tem o objetivo de contribuir para a recuperação, conservação e proteção de nascentes e mananciais da Bacia Hidrográfica do rio Corumbataí, de onde vem a água que abastece mais de 500 mil habitantes na região de Piracicaba e Rio Claro. 

Tânia Lopes, assessora de Longatto, também representou o Fórum Permanente Em Defesa do Rio Corumbataí, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, e participou do evento ao lado do presidente do Semae, José Rubens Françoso e do secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten (os quais representaram o prefeito Barjas Negri), além dos assessores Felipe Vieira (Sedema) e Dalva Odorisi (Semae). 

A iniciativa é uma realização da Agência das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e Comitês PCJ e tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Analândia, IPSA (Instituto de Proteção Sócio Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio Corumbataí), Sindicato Rural de Rio Claro e CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 

O prefeito municipal de Analândia, Jairo Mascia, fez a abertura oficial do evento falando da importância da recuperação dos mananciais, frente à crise hídrica de 2014. O projeto foi apresentado pelo vereador de Analândia, Leandro Santarpio, secretário-executivo da Unidade Gestora de Nascentes no município, junto do diretor-presidente Sérgio Razera, da Agência das Bacias PCJ. 

“Esse é mais um passo no âmbito da Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais dos Comitês PCJ para implementar ações visando a proteção de cursos d’água, que certamente contribuirão com maior suplemento hídrico em períodos de estiagem”, ressaltou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera. 

Waldemar Bóbbo, do IPSA-C, organização não-governamental que idealizou o projeto em 2007, falou da satisfação de “finalmente ver o ideal se concretizando”. Destacou a trajetória ao lado do filho Willy, de Vladimir Schalch Jr., do produtor Antônio Rozin Sobrinho e da família de Dulcinéia Paiuta, que “me abriram as portas”. 

O geólogo e professor José Alexandre Perinotto, diretor do Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Unesp Rio Claro, contemplou a importância de ações de preservação face a criação de um geoparque na bacia do Corumbataí, que aguarda chancela da Unesco e que segue uma nova etapa com reuniões nas prefeituras de cada uma das oito cidades, até 2018, onde serão apontados os aspectos de relevância de cada município. 

“Será o segundo geoparque no Brasil que tem como mola propulsora o turismo natural e cultural das cidades: podemos destacar aspectos geológicos, paleontológicos, arqueológicos, históricos, culturais e gastronômicos, com todas as cavernas, cuestas, cachoeiras, corredeiras e expressões regionais”, destacou o professor.

João Primo Baraldi, secretário do Sindicato Rural de Rio Claro, exaltou o homem do campo e a perseverança como meio para “realização de todas as coisas”. 

O presidente do Semae, José Rubens Françoso, destacou a importância das ações conjuntas das oito cidades que compõem a bacia do Corumbataí e lembrou do trabalho do Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, coordenado pelo vereador José Aparecido Longatto, que há mais de 20 anos busca junto aos municípios ações que preservem, recuperem e promovam a bacia, em destaque a implantação do projeto Conservador das Águas, que será implantado em 2018, em Piracicaba. 

José Otávio Menten, titular da Sedema, defendeu a importância do produtor rural em resgatar e preservar fontes hídricas naturais, bem como a população urbana ajudar no processo, e anunciou verba no orçamento municipal em 2018, para o pagamento por serviço ambiental a produtores de Piracicaba, projeto apadrinhado por Longatto. 

Representando a Câmara de Analândia, Sidinei Valeriano ressaltou o empenho do Legislativo em ações de defesa ambiental e lembrou do professor José Galizia Tundise, da UFscar São Carlos, que fez estudos e projeto de recuperação para Analândia. 

José Luiz Fontes, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comentou o empenho do titular da pasta, Arnaldo Jardim, em apoiar municípios que se mobilizam para a recuperação de recursos naturais, apesar da crise econômica que a administração pública enfrenta.

O lançamento do projeto teve ainda a presença do prefeito de Corumbataí, Leandro Martinez; do secretário adjunto dos Comitês PCJ, Sebastião Bosquilia; do assessor técnico do gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, José Luiz Fontes; da diretora técnica Patrícia Barufaldi; de produtores, vereadores, da CATI, ONGs, Unesp de Rio Claro, da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo), DAAE, Prefeitura de Analândia, Sindicato Rural, APA Corumbataí e outras entidades, que totalizaram 70 participantes. 

O evento aconteceu na propriedade Pedra Viva, no Morro do Cuscuzeiro, em Analândia, de propriedade de Oldair José Calchi, uma das 15 propriedades que abraçou o projeto, e foi encerrado com um plantio simbólico. 

PROJETO “NASCENTES” - Serão beneficiadas 15 propriedades rurais de Analândia, onde quase todo o abastecimento de água é realizado por meio da captação de mananciais subterrâneos e nascentes. O projeto segue a Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais dos Comitês PCJ (deliberação 270/2017). 

As ações envolvem a micro bacia do Córrego do Cavalheiro – um dos principais afluentes do rio Corumbataí – em área total de 1.650 hectares. Esta região tem sofrido com a intensiva exploração agropecuária, resultando no prejuízo das coberturas vegetais e comprometendo os mananciais. 

Após a adesão dos proprietários rurais concluída em julho, a etapa seguinte é a elaboração do Plano Integral de Propriedade (PIP) de cada um dos 15 imóveis. O PIP consiste em projeto executivo para identificar aspectos relevantes para a execução de ações de adequação ambiental de cada propriedade, como plantio de espécies nativas; execução de barragens ao longo da estrada rural; cercas; fossas sépticas, entre outras. 

Com a finalização do PIP, haverá a etapa de execução, na qual serão realizados serviços de restauração ecológica, um conjunto de intervenções para recuperar as condições ambientais. Para isso, será contratada uma empresa que também fará a manutenção nas áreas. Após a realização desses trabalhos, cada proprietário ficará responsável pela manutenção e não poderá alterar o uso da área. 

A maior parte do território do município está em área de recarga do Aquífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água do planeta. Além disso, a mesma região abriga inúmeras nascentes do rio Corumbataí.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Fórum Defesa do Rio Corumbataí José Longatto

Notícias relacionadas