PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE ABRIL DE 2012

Alunas que participaram da 1ª Olimpíada Nacional de Geociências recebem Moção de Aplausos


O vereador Marcos Antonio de Oliveira (PDT) entregou durante a Reunião Ordinária de segunda-feira (23/04), Moção de Aplausos à equipe Alpha e Ômega da E. E. Paulo L (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Marcos Antonio de Oliveira (PDT) entregou durante a Reunião Ordinária de segunda-feira (23/04), Moção de Aplausos à equipe Alpha e Ômega da E. E. Paulo Luiz Valério pelo desempenho na 1ª Olimpíada Nacional de Geociências promovida pelo Museu da Geodiversidade do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O grupo conquistou o 2º lugar na Olimpíada, representando a cidade de Piracicaba, ficando atrás apenas do Colégio Dom Pedro II.

A 1ª Olimpíada de Geociências contou com a participação de estudantes das redes pública e privada de Ensino Médio de todo o país. Para participar da Olimpíada  era necessário a criação de uma equipe formada por três alunos e um professor de qualquer disciplina.

De acordo com os organizadores, um dos objetivos das Olimpíadas, foi valorizar o convívio social, trabalho em equipe, conhecimento, além de valorizar também aspectos da cultura e da solidariedade, motivos que levaram a professora Rosangela de Fátima Corrêa Fileni, titular de Geografia e a coordenação da Escola Estadual Paulo Luiz Valério, participar do evento.

Durante a realização das tarefas, as alunas Cristiane Henrique da Rosa, aluna da 2ª série A do Ensino Médio; Jéssica Adriele Mandro, aluna da 2ª série A do Ensino Médio; Caroline do Nascimento, aluna da 3ª série do Ensino Médioda equipe Alpha & Ômega, colocaram em prática os conhecimentos sobre recursos naturais estudados na teoria, além de explorarem suas potencialidades artísticas e criativas.

A primeira tarefa realizada consistiu em dois questionários, um deles, respondido pelas alunas e outro pela professora, com questões sobre as razões que as motivaram a participar das Olimpíadas.

A segunda tarefa foi à realização de um painel sobre minerais e rochas, onde as alunas fizeram uma estrutura com papel Machê e amostras de minerais e rochas para simular uma jazida, o material foi afixado em uma das salas de aula e feita uma exposição para os alunos da escola.

Já a terceira tarefa foi sobre a Evolução da Vida, nelas as alunas deveriam fazer uma paródia sobre o tema. A música escolhida foi a “Te Ter” do grupo Skank. O vídeo foi gravado na biblioteca da escola, utilizando para isso recursos dos alunos, dos professores e da própria escola e disponibilizado no Youtube.

A professora Rosangela agradeceu a Câmara pela homenagem, aos pais das alunas pela confiança e por tudo de bom que viveu ao lado delas. Ela falou também das dificuldades que tiveram que enfrentar para chegar à final da Olimpíada e falou da importância de educar e conseguir encantar aos alunos com o conteúdo da matéria.

A diretora agradeceu a Deus, aos pais que acreditaram e a determinação das alunas e da professora, que superaram todos os desafios e conquistaram o 2º lugar Olimpíada Nacional de Geociências.

 

Patrícia Moraes Sant’Ana _ MTb: 24.154
Foto: Fabrice Desmonts _ MTb: 22.946



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Homenagem Marcos Oliveira

Notícias relacionadas