PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE MARÇO DE 2017

Abdala participa de lançamento do Grupo de Iniciação Profissional


Ação é promovida pelo Espaço Pipa em parceria com a Semtre e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Marcos Abdala (PRB) participou na tarde de segunda-feira (20), na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), do lançamento do Grupo de Iniciação Profissional para pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

A ação é promovida pelo Espaço Pipa (Associação Síndrome de Down de Piracicaba) em parceria com a Semtre e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O objetivo é qualificar jovens com síndrome de down para que possam ocupar as vagas destinadas pelas empresas por meio da lei de cotas.

De acordo com o presidente do Espaço Pipa, Carlos Alberto Montanhini, a primeira turma já foi formada e contará com oito alunos. “Eles vão participar, até junho, de dois encontros semanais onde aprenderão, entre outras coisas, rotinas empresariais. Após a conclusão dos encontros, a ideia poder inserir o grupo de formandos em postos de trabalho de acordo com a metodologia do emprego apoiado pois o Espaço Pipa prestará consultoria individual para o jovem e para a empresa em todas as fases de inserção: mapeamento de vagas, seleção, treinamento e manejo de conflitos”, afirmou.

Para a coordenadora técnica da instituição, Euclidia Maria Fioravante, o grupo foi criado pensando nas pessoas sem escolaridade que não conseguem concorrer às vagas disponíveis no mercado e  tampouco aos cursos de qualificação profissional. “Por lei, toda empresa com mais de 100 funcionários deve destinar de 2% a 5% das vagas para portadores de deficiência. As pessoas com deficiência intelectual acabam encontrando uma barreira adicional. O empresário acaba optando pelo candidato com deficiência auditiva ou uma pequena  deficiência física”, disse.

O vereador Marcos Abdala parabenizou a iniciativa do Espaço Pipa e a parceria com o poder público. “Parcerias como essa fazem com que as instituições cresçam, lutando e defendendo os direitos da pessoa com Síndrome de Down, proporcionando a inclusão dessas pessoas na sociedade e principalmente no mercado de trabalho”, concluiu.



Texto:  Assessoria parlamentar Maira Bacellar
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Cidadania Marcos Abdala

Notícias relacionadas