PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MAIO DE 2017

Abdala busca investimentos da Secretaria de Estado da Cultura


Parlamentar apresentou trabalhos do município e conheceu projetos da secretaria.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Marcos Abdala (PRB) reuniu-se, na última quinta-feira (18), com o assessor especial da Secretaria de Estado da Cultura, Jamil Scatena. Durante o encontro, o parlamentar apresentou o livro sobre a tradição do "Batuque da Umbigada", patrimônio da cultura piracicabana, e os trabalhos desenvolvidos no município que precisam de apoio financeiro.

Jamil explicou que a secretaria conta com o ProAC (Programa de Ação Cultural), que tem o objetivo de incentivar a cultura, promovendo a ampliação e a diversificação da produção artística, criando novos espaços, preservando o patrimônio histórico e aumentando as formas de circulação de bens culturais em todo o Estado. "As inscrições para o ProAC ICMS 2017 estarão abertas até 20 de outubro, com inscrições online", explicou o assessor.

Abdala também questionou Jamil sobre as chamadas "Fábricas de Cultura". O assessor explicou que essas unidades levam arte, cultura e cidadania àqueles que mais necessitam. "As 'Fábricas de Cultura' dão oportunidades a jovens e crianças terem acesso a arte de qualidade em modernos prédios de aproximadamente 6 mil metros quadrados, abrindo as portas para uma nova realidade em suas vidas", explicou. O programa tem atualmente dez unidades na capital paulista e uma em Diadema, a primeira fora de São Paulo.

O vereador aproveitou a reunião para conhecer outras atividades desenvolvidas pela pasta, como o Circuito Cultural Paulista (programa que visa promover a difusão cultural de forma descentralizada), o Mapa Cultural Paulista (cujo objetivo é fomentar a produção cultural independente e promover a divulgação de espetáculos de diversas linguagens artísticas com origem no interior ou no litoral do Estado), os Pontos de Cultura (projetos provenientes de entidades da sociedade, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, que exploram diferentes meios e linguagens artísticas e lúdicas, a inclusão digital, de forma que potencializem ações e contribuam com a ampliação e a garantia de acesso aos meios de fruição, produção e formação cultural) e o Ópera Curta (que desde 2009 promove o conhecimento do que é ópera e difunde o gênero em todo o Estado).

Abdala agradeceu a recepção do assessor e informou que continuará buscando incentivos para a cultura de Piracicaba. "Essa foi minha primeira visita à Secretaria de Estado da Cultura para buscar investimentos e incentivos. Continuarei procurando investimentos para que nossa cultura siga sendo referência no interior", concluiu o parlamentar.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Cultura Marcos Abdala

Notícias relacionadas